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Glossário

Inicialmente, estão alguns termos de marketing digital. Logo serão acrescentados novos termos e passarão a ser organizados por áreas como: SEO, Marketing Digital, Marketing, Publicidade e Propaganda, Design, Produção Gráfica, Tecnologia e outras categorias relacionadas.


301
Redirecionamento permanente de servidor. Significa que uma página foi permanentemente movida para um novo local. Aplica-se em situações como: mudança para um novo domínio, união de dois sites em um e multiplas URLs que direcionam para um mesmo local.

adwords
Serviço de publicidade do Google.

adwords site (MFA - Made for AdSense ou Adwords)
Site criado com o propósito de monetizar o seu autor por meio de publicidade contextual do programa AdSense.

afiliado
Empresa ou site que disponibiliza espaço dedicado a publicidade. Pertencente a alguma rede de afiliados.

algoritmo
Sequência finita de instruções lógicas que permite a resolução de um problema e/ou execução de uma tarefa.

texto alt
Texto que descreve uma imagem e que geralmente não visualizado pelo usuário final, a menos que a imagem não seja impressa na tela. Além de ser uma informação importante para os motores de busca sobre as imagens, serve também para navegadores especiais que ajudam as pessoas com deficiência visual tornando-o acessível.

analytics
Um programa que coleta dados sobre um site e ajuda na análise. Google Analytics é um programa livre e popular de análise de dados dos sites.

texto âncora
Texto visível de um link.

autoridade
Nível de confiança e credibilidade creditado a um site a partir de consultas nos motores de busca. Deriva de ligações feitas de outros sites confiáveis.

B2B
Business to Busineness. Comércio estabelecido entre empresas.

B2C
Business to Consumer. Comércio feito entre empresa e o consumidor, sem intermediários.

back link
Ligações recebidas por um site ou por alguma fonte na web. Links de entrada.

black hat
Táticas de otimização que não seguem as boas práticas e diretrizes apresentadas pelos motores de busca.

blog
Site que apresenta conteúdos geralmente de forma cronológica. Tipicamente permitem interação por parte dos leitores.

bot (robô, spider, crawler)
Programa que executa tarefas de forma autônoma. Motores de busca utilizam robôs para varrerem a internet e gerar indexação de conteúdos para pesquisa.

taxa de rejeição (bounce rate)
Percentual de usuários que entram em um site e saem antes mesmo de visitar outras páginas.

bread crumbs
Barra tipicamente horizontal localizada acima do conteúdo principal, que ajuda o usuário a navegar e entender onde está no site.

CMS (Content Management System)
Programas conhecidos como Gerenciadores de Conteúdo, que auxiliam no gerenciamento de informações de sites e blogs, evitando que o editor precise de conhecimentos técnicos como HTML entre outras linguagens. Wordpress é um exemplo de CMS.

troca de conteúdo (code swapping)
Alterar o conteúdo após atingir altos níveis de classificação.

conteúdo
Parte da página web destinada a informar e gerar interesse para o usuário. Normalmente publicidade, recursos de navegação e marcas não são considerados conteúdos.

publicidade contextual
Publicidade que está relacionada ao conteúdo no qual está inserido ou próximo.

conversão
Realização de uma meta que pode ser medida em um site. Cliques, assinaturas e vendas são exemplos de conversões.

taxa de conversão
Porcentagem de usuários que foram convertidos.

CPC (custo por clique)
Valor pago para cada clique convertido. Modelo de pagamento no qual o anunciante paga pelos cliques.

CPM (custo por mim impressões)
Medida estatística para quantificar o valor médio de cada mil impressões do anúncio.

diretório
Serviço de busca que permite fazer pesquisas separadas por temas. Google Imagens é um exemplo de diretório que permite a pesquisa de apenas imagens.

doorway (gateway)
Página projetada especificamente para atrair tráfego a partir de um motor de busca. Forma camuflada de redirecionar usuários para outro site.

conteúdo duplicado
Conteúdo idêntico ou semelhante a um outro site ou página. Embora não seja penalizado por duplicar conteúdo, receberá pouca confiança por parte dos motores de busca comparado ao conteúdo que o motor considerar original.

feed
Conteúdo entregue aos usuários por meio de sites ou programas, tais como agregadores de notícias.

FFA (livre para todos)
Página ou site com muitos links de saída para outros sites, que contêm pouco ou nenhum conteúdo exclusivo. Expliração de links são destinados apenas para os motores de busca e têm pouco ou nenhum valor para os usuários, sendo ignorados ou penalizados pelos motores de busca.

gateway page (doorway page)
Página web projetada para atrair tráfego, em seguida, redirecioná-lo para outro site ou página.

gadget
Dispositivos eletrônicos portáteis que possuem funções específicas.

gizmo (gadget, widget)
Pequenas aplicações para fornecer funções específicas, por exemplo, como um contador de visitas.

Google bomb
Esforço combinado de webmasters para mudar os resultados de pesquisa do Google geralmente para efeito humorístico.

Google bowling
Tentativa maliciosa de reduzir a classificação de sites enviando-lher links da "má vizinhança".

Google dance
Mudança nas páginas de resultados causadas por alguma atualização de dados do Google ou algoritmo.

Googlebot Google’s
Programa do robô do Google.

GYM Google - Yahoo - Microsoft
Os três principais motores de busca.

hit
Cada uma dos envios feitos pelo servidor a partir de requisições. A visuaização de uma página pode gera vários hits.

hub (expert page)
Página confiável de conteúdo de alta qualidade que liga para páginas relacionadas.

HTML (Hyper Text Markup Language)
Linguagem de marcação de texto utilizada em páginas da internet.

impressão (page view)
Evento que representa cada visualização de página.

Páginas indexadas
Páginas de um site que fazem parte do índice dos motores de busca.

keyword
Palavra-chave utilizada nas pesquisas nos motores de busca.

keyword cannibalization
Reutilização excessiva da mesma palavra-chave, dificultando a determinação de qual página é mais relevante para a palavra-chave.

keyword density
Porcentagem de palavras em uma página web.

keyword research
Trabalho que visa determinar quais palavras-chave são adequadas.

keyword spam (keyword stuffing)
Alta densidade de palavras-chave.

keyword stuffing (keyword spam)
Alta densidade de palavras-chave.

landing page
Página de destino. Página que recebe o usuário após um clique em uma SERP.

link
Elemento de uma página que leva o usuário para outra página ou outro local da página atual.

link building
Cultivo ativo de ligações para um site.

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